RIO CLARO
VOO A VELA


SÁBADO
9 h30

   


Garupa

Sobre Planador ou voo a vela confesso que eu não sabia nada. Foi uma surpresa total. Achei até que quem iria participar era o Zé Carlos. Mas na hora “H” ele disse:
-Vai você.
Será que ele está amarelando?
Bom, vamos lá. Voo a vela ou planador é um tipo de voo em equipamento sem motor. No meu leigo modo de ver, parece um aviãozinho sem motor, muito simples e compacto, com asas enormes e um espaço apertado na cabine.
Nosso piloto neste esporte foi o Cláudio Schimith. Ele é integrante do Aeroclube de Rio Claro e no início da nossa conversa deu diversas explicações sobre os planadores e as correntes de ar da região. Tive até uma explicação sobre os urubus. Achei que quando eles ficavam sobrevoando uma região era porque tinha alguma coisa do seu interesse, sabe como é, bichos mortos. Ledo engano, é que ali estão as melhores correntes de ar quente, evitando assim esforços destes bichinhos tão simpáticos. Como são as coisas, o homem faz parte da natureza, a destrói, logo destrói a si mesmo e em muitos casos a imita.
Já estava com um friozinho na barriga, o novo assusta e para mim aquilo era pura novidade. Protetor solar, chapéu, protetor labial, água, afinal, iríamos ficar bem pertinho do sol. Será? Tem voo que chega a 10.000 pés (3.048m). No meu caso não foi tão longe assim, subimos aproximadamente a 600m e atingimos uma velocidade de 110 km/h. A decolagem é muito louca, o planador é engatado em um avião e rebocado para o alto. O mais legal é que a cabine fica fechada o tempo todo porque a pista é de terra, imagina o pó. Depois que sobe, ele fica ainda um tempo engatado pegando altitude. Aí vem a surpresa, o Cláudio simplesmente pede para eu desengatar o planador do avião. Além de ter que sentar na frente, praticamente me sentia o piloto, tive que criar coragem e puxar a alavanca.
Como sou mulher, me dei o direito de gritar, lógico. A sensação é muito boa, seria melhor ainda se não fosse um pequeno enjôo que senti. Não sei se foi por medo ou por pressão baixa. Sobrevoamos, nós e os urubus, pelo menos por 40 minutos. A vista lá de cima é incrível, mas já era hora de aterrissar. Pensei que teria um impacto grande, as rodinhas são bem pequenas, mas não, foi mais suave do que com as grandes aeronaves. Impressionante como estas aventuras estão me dando à oportunidade de aprender muitas coisas e de acreditar nas inúmeras possibilidades que a vida nos dá para vivenciar experiências magníficas. Conhecer pessoas ligadas a este meio também é interessante, a impressão que tenho é que elas têm uma outra forma de ver e aproveitar a vida.
Terminado o voo, fomos ao hangar conhecer o planador que o Cláudio participa de campeonatos e ver outros modelos disponíveis no Aeroclube. Um mais lindo que o outro. Caso não tenha coragem de voar, vale à pena ir até lá só para ver, quem sabe não acaba se animando.
O Aeroclube está aberto a qualquer pessoa interessada em realizar os cursos e também a quem queira fazer um voo panorâmico.
Tínhamos que sair bem rápido, nosso próximo destino era Atibaia e adivinha o que vinha pela frente, isso mesmo, Asa Delta. Mas a minha missão eu já tinha cumprido, agora só me restava observar.

Piloto

Nosso deslocamento até a próxima aventura foi bem curto, até Rio Claro são 39 km pela SP 127 que também está em ótimo estado.
Mais uma vez minha função foi ficar no chão, pelo menos dessa vez não precisaria correr atrás do planador.
Depois de um longo bate papo com Cláudio, nosso bem humorado piloto,
Fomos para a pista para a decolagem, no chão o Planador parece uma ave meio desengonçada, com asas enormes, mas quando decola e ganha o céu parece uma pluma, fica elegante. Acho que o lugar dele é lá em cima mesmo.
Esse é outro passeio para se fazer com os amigos ou a família toda. Além da aventura e do clima amistoso do aeroclube, sabe quanto custa para voar por uma hora de planador?
Cem Reais.

 

 

 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
  Viagem realizada:  20/03/2010
  Quilometros Rodados  39KM
  Horários  Chegada: 9h30  Partida: 11h30
  Despesa Combustível  R$ 40,00
  Despesa Alimentos  não teve
  Voo a Vela  R$ 100,00 por pessoa (informação no Aeroclube)
 Aeroclube de Rio Claro - Via Presidente Kennedy, 601 - Aeroporto
 Tel.: (19) 3254-2646 falar com Elaine ou Ivania
 http://www.aeroclubederioclaro.com.br/
  Classificação do Passeio  Aventura / instrução
 
 
clique aqui para voltar ao índice