Treze Tílias – SC

VERSÃO PILOTO

COMO CHEGAR

Partindo de São Paulo são 770 km para chegar até Treze Tílias – SC

 
ESTRADAS

Pela BR 116 até Curitiba é uma estrada que requer bastante atenção, pelo alto número de caminhões e porque sempre que eu passo por lá tomo chuva, é incrível. Depois, pela BR 101, não é muito diferente, muita atenção, porque o fluxo de caminhões é incessante e estradas que circulam muitos caminhões pesados sempre deixam alguns buracos pelo caminho.

 

O QUE FAZER

Treze Tílias faz parte de nossa viagem ao Uruguai, onde planejamos na volta para São Paulo, aproveitar para conhecer alguns cartões postais do sul do Brasil.

Treze Tílias é uma pequena cidade de colonização austríaca, no oeste catarinense, com aproximadamente 7 mil habitantes, e que o significado do nome é uma árvore de flor branca abundante na Áustria.

As principais atrações são as casas com construções típicas, os belos e floridos jardins, e claro, a culinária, com todos os joelhos de porco e apfelstrudel que temos direito e boas cervejas artesanais também.

Sem dúvida, é um roteiro perfeito para casais, pelo clima romântico que a cidade proporciona e pelo friozinho de toda noite.

 

VERSÃO GARUPA

Em plena Santa Catarina um pedacinho da Áustria no Brasil, também conhecida como o Tirol Brasileiro. Na realidade tem muitos imigrantes alemães também, tanto é que vira e mexe você escuta as pessoas falando alemão. Treze Tílias é um daqueles lugares que a gente tem que conhecer, pela cultura, pela gastronomia e principalmente pela receptividade de seu povo. Nos sentimos muito à vontade, tanto é que nos hospedamos em casa de família, hospedagem Gãstehaus Enzian, nota 10 em todos os sentidos. Na primeira noite tivemos que dormir no Hotel Alpenrose, porque chegamos um dia antes da nossa programação.

É uma cidade muito organizada, limpa e florida, isso a deixa muito acolhedora. Para todo lado que se olha tem um detalhe charmoso que dá até vontade de chegar em casa e fazer igual. Tudo muito delicado, até o cemitério da cidade, que fica atrás da igreja Nossa senhora do Perpétuo Socorro virou ponto turístico.

Treze Tílias é ideal para casais apaixonados que adoram andar de mãos dadas pelas ruas floridas. Apesar de turística ainda é uma cidade muito segura e reservada. As pessoas que trabalham com o turismo se vestem tipicamente e aí a gente se sente na Áustria realmente.

Tem alguns pontos imperdíveis para conhecer, um deles é o Parque Lindendorf Minicidade, o atrativo principal é a Minicidade, que nada mais é uma maquete incrível dos principais pontos turísticos de Treze Tílias. É de uma perfeição que as vezes nos temos a impressão que estamos no topo mais alto da cidade avistando lá de cima. As trilhas pelo parque também são muito agradáveis e pelo meio do caminho eis que de repente aparece um avestruz, mas fique sossegado, ele está preso em um cercado só pousando para fotos.

É uma propriedade particular super bem cuidada e bem tradicional, tanto é que eles têm um restaurante com comidas típicas. Não tivemos a oportunidade de almoçar, porque tínhamos tomado café muito tarde, mas não podia deixar de experimentar o famoso apfelstrudel, tanto experimentei como repeti outras vezes. Realmente o melhor que eu comi em toda minha vida.
Já fazia dias que estava louca para chegar em Treze Tílias para poder me deleitar nesta sobremesa maravilhosa. Aliás, as comidas alemãs são muito boas, não tem muita frescura. Sempre a base de muito porco e batatas e é muito difícil de não gostar disso, não é?

A propriedade é da família e todos trabalham juntos com muito entusiasmo, pois adoram valorizar e manter sua cultura, tanto é que muitas vezes são convidados para fazerem apresentações a noite em alguns hotéis da cidade. Neste dia em que fomos, gentilmente apresentaram para nós algumas músicas, foi bem divertido!

A noite fomos jantar num restaurante muito gostoso chamado Bierwein Chopperia e Pizzaria, e também comida típica alemã. Saí um pouco do tradicional e pedi um capeletti ao brodo que realmente me surpreendeu, achei maravilhoso. De tão bom tive que dividir com o Zé Carlos. Ele pediu o famoso eisbein (joelho de porco) com Spätzle que também gostei muito. Os preços dos restaurantes em Treze Tílias são muito justos, nada exorbitante e muito bem servido.

Outro restaurante imperdível é o Bierbaum. Muito badalado, por isso tem que chegar cedo ou ficar em longa fila de espera. Mas não se preocupe se demorar, enquanto isso você pode degustar as diversas cervejas de fabricação própria. Ao Lado, tem uma loja com muitos artesanatos, só que fecha às 18 horas.

Minha sugestão é ficar três dias, dá para descansar, visitar o museu, tirar muitas fotos, engordar e conhecer com calma os pontos turísticos. Se estiver de moto vale muito a pena rodar pelas estradas que ligam as outras cidades.

São tantas flores lindas que dá vontade de comprar todas e trazer para São Paulo, mas você pensa... de moto? Isso mesmo, não pude deixar de trazer uma muda que foi amor à primeira vista. Veio dentro do case no meio das roupas, mas chegou linda e maravilhosa e já está dando muitas flores. O mais engraçado foi quando fui ao shopping das plantas em SP, vi que tinha um monte de mudas pela metade do preço. Tudo bem, esta plantinha viajada vai ser história para contar.

Toda essa região é conhecida como “Rota da Amizade”, composta por seis cidades próximas que ficam localizadas no Vale do Contestado. O local foi cenário da Guerra do Contestado que é considerada uma das revoltas mais sangrentas da história do nosso país e aconteceu de 1912 a 1916. Mas agora só é conhecida pelas suas belezas e receptividade do povo.

Treze Tílias é um roteiro turístico imperdível, principalmente para quem gosta de conhecer diferentes cenários, comidas típicas e cultura interessantíssima que passa de pai pra filho. A tradição é tudo para o povo tirolês e vai se tornar uma experiência incrível para sua vida!

 

Viagem realizada em:04/01/18 a 06/01/12
Tipo de viagem:Feriado prolongado para quem parte de São Paulo
Como ChegarPartindo de São Paulo são 770 km para chegar até Treze Tílias – SC
Despesas R$ 400,00 por dia - hospedagem e alimentação