Pucón / Workaway

Para quem acompanha nossas viagens e está acostumado com as nossas narrativas, essa é a primeira de uma série de viagens que faremos em outro formato, mas sem perder nosso espírito aventureiro, nosso amor pelas duas rodas e um pouquinho do nosso “Indian Program”.
A partir de agora sempre que você ler /workaway ao lodo do título será uma viagem de voluntariado, intercâmbios, que poderão ser cultural, homestay, farmstay, working holiday, aprendizagem de idiomas, assistencial, ou o que vier pela frente.
Você deve estar se perguntando, mas o que é Workaway?
Literalmente é trabalhar fora, mas é também a principal comunidade do mundo para viagens sustentáveis e intercâmbio cultural.
Depois de filiar a esse site, você tem acesso a milhares de lugares em todos os cantos do mundo, onde poderá se oferecer para algum tipo de trabalho em troca de hospedagem.

Nossa primeira viagem de moto para fora do Brasil foi em 2008 para Pucón, terra do seletivo e sentimental vulcão Villarrica, que dessa vez não permitiu que chegássemos ao seu cume. Mas, como somos teimosos e persistentes, quatro anos depois, em 2012, conseguimos realizar esse sonho, atingir o cume do encantador vulcão Villarrica. E mais, sete anos se passaram e em 2019 voltamos para rever nosso velho amigo. Talvez por isso escolhemos Pucón para ser nossa primeira experiência de voluntariado.

Nos oferecemos como voluntários por 21 dias no hostel Okori em troca de hospedagem e alimentação. Trabalhamos fazendo um pouco de tudo, desde receber e apresentar o hostel para os novos hospedes de toda parte do mundo que chegam todos os dias, até arrumação dos quartos, limpeza em geral e cuidar dos “perros”.
No restante do dia e nos finais de semana aproveitávamos para conhecer alguns lugares maravilhosos, como vocês podem ver pelas fotos.

O Parque Nacional Huerquehue fica a 170 km de Pucón e é imperdível! Fica dentro das cordilheiras dos Andes, com muitas trilhas, muitos lagos verdes e azuis, com águas de degelo cristalinas que descem das cordilheiras. Para quem gosta de acampar esse é o lugar. Imagine montar sua barraca num lindo gramado a beira de um lago maravilhoso, cercado de montanhas e pra complementar a noite, um céu absolutamente forrado de estrelas.

Outro lugar que vale a pena conhecer é Ojos de Caburga, fica a 15 kms de Pucón e pra quem gosta de pedalar, a bicicleta é uma ótima opção para chegar lá.
Estando em Pucón, é claro que não se pode deixar de ir até a base do vulcão Villarrica. Outra parada obrigatória é apreciar o por do sol na prainha e depois passear pelo centro da cidade.
Como tudo na vida tivemos alguns perrengues, mas isso ajuda a entender melhor a vida e enfrentar os desafios. Adoramos conhecer pessoas de vários países, como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Chile, Argentina e até os nossos novos amigos, um casal de brasileiros da pujante cidade de Contenda-PR. Ele ruivo e Ela loira, viajando numa Kombi vinho em lua de mel pela América do Sul por seis meses.
Nossos Hijos de Caburga, Carlito & Flavinha, condecorados também com a medalha de honra ao mérito do “Indian Program”.

Agora só espero um dia rever nossos amigos nacionais e internacionais enquanto aguardamos pela próxima trip  que já está no gatilho.

Até lá!