Forte dos Andradas / Guarujá – SP

VERSÃO PILOTO

COMO CHEGAR

Partindo de São Paulo são 60 km para chegar até o Forte dos Andradas no Guarujá - SP.


ESTRADAS

Pela rodovia Anchieta ou Imigrantes é uma viagem supertranquila, devido as ótimas condições de ambas a rodovia, depois pela Cônego Domênico Rangoni também é muito tranquilo até chegar no portal da 1ª Brigada de artilharia antiaérea.

 
O QUE FAZER

Primeiro é preciso agendar a visita pelo site http://www.1bdaaaae.eb.mil.br ou pelo telefone 13 3354-2916.

As visitas acontecem as quintas, sextas e sábados e domingos, em dois horários: 10 e 14 horas e são gratuitas.

Para quem é de São Paulo é uma boa opção de bate volta. Chegamos no forte sábado as 10hs; quem nos recebeu com muita cordialidade foi sargento Santos Silva que também nos guiou até o topo do morro do Monduba.

Esse é um bate volta completo, primeiro uma curta viagem de moto, depois uma caminhada de 2,5 km até o topo do morro. Cultural porque durante toda a subida e em vários pontos nosso guia vai nos contando as histórias do forte e das nossas forças armadas. E claro, depois tem a descida do morro. Por fim ainda dá tempo de se refrescar e pegar uma praia, na bela praia do Tombo e encerrar o dia com um almoço a beira mar.

 

VERSÃO GARUPA

Este é um passeio para quem gosta de história, natureza e caminhada. Ideal para um bate e volta caso esteja de bobeira e não tem ideia do que fazer. O mais legal é que o dia rende. Veja bem, você sai de moto pela manhã com aquele sol dizendo que o dia vai ser demais. Chega no Forte, faz uma trilha de aproximadamente 2 horas, aprende um pouco de história, curte as paisagens, queima as calorias do café da manhã e se prepara para aquele almoço gostoso com vista para o mar. Fantástico, não? Nosso dia foi exatamente assim e ainda chegamos em São Paulo por volta das 16h com tempo de sobra para fazer muitas coisas ou não.

Este projeto foi iniciado e interrompido muitas vezes, mas agora parece que veio para ficar.
Aproveitando esta oportunidade fomos conhecer de perto o Forte dos Andradas. Na chegada tive a impressão que iria encontrar um hotel incrível, mas não vi nada disso, apenas uma pousada ou hotel de passagem como eles costumam dizer. Afinal nosso ex-presidente e sua esposa passavam as férias ali.

A praia é fechada ao público. Somente os oficiais tem acesso. Até dá vontade, porque é muito tranquila, sem aquela multidão de pessoas, mas enfim, seguimos nosso passeio com um guia que em todo percurso ia contando a história do Forte, período de sua construção e pessoas importantes que por ali passaram. O que mais curti foi a caminhada de 50 minutos morro acima com paradas estratégicas para tirar fotos e depois a descida tranquila onde pude, no silencio, apreciar os cantos dos pássaros. Pena que não deu para ver nenhum esquilo, macaco, tamanduá e outros bichos típicos da mata atlântica. O lugar é bem cuidado e preservado e os guias militares são muitos atenciosos.

Pensei que a parte histórica não seria interessante, mas gostei. O que eu pensava que era um canhão na realidade era um obuseiro. Os obuseiros dão tiros em forma de parábola, a até 11 km de distância. Este que vimos está super conservado e ainda aprendemos toda sua logística para fazer o lançamento. Muito interessante!

Depois fomos conhecer todo o alojamento e no final teve um vídeo de um documentário da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. O mais interessante é que este vídeo é uma raridade, ele foi recuperado e enviado uma cópia para ser apresentado ao público visitante. Só faltou dois detalhes: cadeiras e pipoca para a sessão.

Viu como ainda tem coisas interessantes para fazer no litoral além de ir à praia?
Só que não...dá tempo de dar aquele mergulho e aproveitar o resto do dia com um pouco mais de conhecimento!

Viagem realizada em:24/02/18
Tipo de viagem:Bate e Volta, Final de Semana
Quilômetros Rodados150km ida e volta
Como ChegarDescer pela Rod. dos imigrantes / Praia do Tombo Guarujá
DespesasPasseio Gratuito - agendada
http://www.1bdaaaae.eb.mil.br/index.php/visitacao-ao-forte
Almoço aprox. 150,00 - Sabores do Brasil / Praia do Tombo