Fotos do
Parque Estadual da
Várzea do Embu-Guaçu

Viagem
Carbono Zero

   


VIAGEM CARBONO ZERO

No início do mês de julho estivemos no Parque da Várzea que fica localizado no município de Embu-Guaçu, distante cinquenta quilômetros da cidade de São Paulo, e que faz parte de uma das 17 áreas que compõe a reserva da biosfera do cinturão verde desta cidade.
Acompanhados por representantes da Oficina do Carbono e do Programa Jovem, conhecemos no parque o berçário de mudas, as áreas de plantio, e os jovens que realizam esse plantio e participam do trabalho de conscientização ecológica.
A importância desse trabalho efetivo para recuperar parte da nossa mata atlântica é fundamental para a preservação de nosso planeta, além de ser uma ferramenta de divulgação da consciência e da responsabilidade ecológica.
Quando falamos em preservação do planeta, parece uma coisa muito distante de nós, quase inatingível, mas esse projeto zela por um impressionante cinturão verde que “ainda” circula a cidade de São Paulo, e é responsável por filtrar todo o ar e a água que essa metrópole consome.
Outro braço importante desse projeto é o de responsabilidade social, o Programa Jovem transforma meninos e meninas, moradores dessas áreas, em agentes ambientais capacitados para o plantio e o tratamento das mudas, possibilitando através da neutralização de carbono, o pagamento de bolsas para que esses jovens possam estudar, ter uma formação socioambiental e compor o orçamento familiar.

Por isso, em respeito ao Planeta e em apoio ao Programa Jovens Meio Ambiente e Inclusão Social - PJMAIS a partir desse momento todas as viagens do site Motoa2 levarão o selo:

Viagem Carbono Zero Neutralizado por Oficina do Carbono

O Projeto

Através de uma tabela de emissão de carbono é calculado o quanto de CO2 é lançado na atmosfera em cada viagem realizada. Como compensação custeamos o plantio de árvores para neutralização de nossas viagens.
Esse plantio é realizado por agentes florestais em áreas protegidas da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, criada em 1994 pela UNESCO.

Os Parceiros:

RESERVA DA BIOSFERA DO CINTURÃO VERDE DA CIDADE DE SÃO PAULO
Em 1993 a UNESCO reconheceu a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, como parte integrante da RB da Mata Atlântica, mas com identidade própria dadas às peculiaridades do entorno de uma das maiores metrópoles do mundo.

INSTITUTO FLORESTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Órgão do Governo do Estado de São Paulo, subordinado à Secretaria do Meio Ambiente, abrigou a criação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e assumiu papel central para sua declaração pelo Programa "O Homem e a Biosfera” da UNESCO.
O IF fornece as diretrizes ambientais para todos os plantios da Oficina do Carbono e atesta seus plantios.

PJ MAIS – PROGRAMA DE JOVENS MEIO AMBIENTE E INCLUSÃO SOCIAL
Alicerçada sobre o programa "O Homem e a Biosfera“ (MaB-Man And Biosphere) da Unesco, uma proposta sócio-ambiental inovadora vem sendo implementada com o envolvimento e participação de grupos de jovens residentes na região periurbana da cidade de São Paulo.

AHPCE—ASSOCIAÃO HOLÍSTICA DE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA ECOLÓGICA
A AHPCE é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em maio de 1997, que tem por finalidade pesquisar, promover e difundir a Educação, a Cultura, a Saúde Humana e a defesa do Meio Ambiente, garantidas constitucionalmente, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, adotando como valores o desenvolvimento social e econômico, o combate à pobreza, a defesa do meio-ambiente, o respeito à biodiversidade, a preservação, a recuperação e a manutenção da qualidade ambiental, a busca de novos referenciais e propostas metodológicas para a solução de problemas sócio-ambientais, bem como a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da qualidade de vida por meio de programas de medicina preventiva em âmbito coletivo e familiar, da democracia e de outros valores universais.
A AHPCE, em parceria com a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, constituem o braço social da Oficina do Carbono.

OFICINA DO CARBONO
Oficina do Carbono é a materialização da visão de pessoas que acreditam que as empresas podem maximizar seus resultados se estiverem realmente atuantes nas causas socioambientais, integrando, assim, seus interesses de negócios com a responsabilidade social.
Nosso trabalho envolve profissionais e parceiros de diversas áreas: ambiental, social, negócios e tecnologia da informação. Este complexo de habilidades nos torna efetivos em criar, alavancar, executar e divulgar ações socioambientais de longa duração.
Nossa missão é ser a melhor opção para que as empresas possam exercer um compromisso socioambiental, com ações inspiradoras e de longa duração, enquanto colaboram com a ecocapacitação das gerações futuras.
A proposta de neutralização da Oficina do Carbono vai muito além do plantio de árvores em um lugar indeterminado:
Trabalhamos exclusivamente com agentes florestais de Programa de Ecocapacitação de jovens retirados de situação de risco do entorno das áreas florestadas, proporcionando, assim, o envolvimento necessário à longevidade do projeto.
Plantamos 100% de espécies nativas!
Não contemplamos plantio em áreas que beneficiem comercialmente empresas ou pessoas.
Garantimos que seus recursos serão destinados a áreas de preservação permanente.
Cada árvore de cada plantio recebe identificação única, em local conhecido, acessível à visitação monitorada.
O inventário será feito por profissionais qualificados que dedicarão todos os esforços para garantir a correta neutralização.

Para mais informações ou adesão a esse projeto entre em contato conosco. Teremos prazer em colaborar.

atendimento@motoa2.com.br

 

 

 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
 
 
 
 
  Viagem realizada em:
 03/07/2010
  Quilometros Rodados
 120km (ida e volta)
  Horários
 Saída: 11hs
 Chegada: 17h30
Viagem Carbono Zero
Moto Modelo
km Percorrido
KgCO2e
Árvores Plantadas
BMW GS 1200
120
11,9760
0,1162
 
clique aqui para voltar ao índice