Versão Garupa
CAPITÓLIO
Versão Piloto
 




Capitólio. Algumas pessoas vão perguntar ¨que lugar é este?¨, Outras, ¨nunca ouvi falar...¨ Pois é, passei a minha infância e adolescência ali perto e nunca fui. Minas têm lugares maravilhosos que precisamos conhecer. Precisei sentar na garupa de uma moto para explorar mais este país cheio de lugares maravilhosos e tão próximos da gente.
Podemos começar por Furnas, onde tem a represa do Rio grande. Para chegar à barragem precisamos passar por São José da Barra que é uma cidadezinha simpática. A primeira impressão que temos é que é uma cidade fantasma, pois não vemos quase ninguém nas ruas. Provavelmente são trabalhadores de Furnas que moram ali. A cidade é super limpa, bem cuidada e sossegada. Neste período de primavera, é muito florido.
Não acho que seja interessante dormir nesta cidade e também não percebi se tem pousada ou não.
Depois de lá fomos para a barragem.  A vista é deslumbrante. Fui fotografando tudo que vi pela frente. Passamos por cima dela para chegar ao mirante. De lá dá para ver toda a região. O local é cinematográfico, e olha que este mês de outubro não é a melhor época.
Na época das águas, as barragens ficam abertas e acredito que deva ser um espetáculo.
Infelizmente não vimos desta vez, mas é um lugar que vale a pena voltar.
Seguindo em frente, passando pelo Turvo, ponte sobre o Rio Grande, chegamos ao paraíso. Este lugar me surpreendeu muito, pois ele fica a margem da rodovia MG 050. Quando você olha, só vê um simpático lugar chamado Empório Lagoa Azul. É um bar, restaurante e lanchonete. É de tudo um pouco, só não esperava que logo ali, a poucos metros iria conhecer uma estrutura tão bem montada. Com apenas R$ 5,00 você anda alguns passos e chega a uma cachoeira com um visual que não dá para descrever. Chegamos no final da tarde, já não era mais possível descer para conhecer o lugar, mas nada que com jeitinho não se consiga, pois estava curiosíssima. Foi com este jeitinho e com a simpatia da proprietária do local, Leiloca, que podemos apresentar para vocês um lugar que vale a pena visitar. Para quem não gosta muito de lugares rústicos e perigosos,
eles pensaram em tudo, inclusive em segurança. Todo o caminho é calçado com pedras da região e com cordas para se apoiar.  A primeira parada tem uma piscina natural menor, mas logo abaixo já é possível ver a queda d´água. Que a Leiloca não fique sabendo, mas foi impossível não dar um mergulho. Era tudo que nós precisávamos naquele momento. Descendo um pouco mais, chegamos a um píer, de onde saem os barcos de passeio. Algumas pessoas aproveitam para pular dali no lago. Não fizemos o passeio, mas informação é o que não falta. Custa mais ou menos por adulto R$ 30,00. O passeio geralmente sai aos sábados meio dia na baixa temporada, que na minha opinião é a melhor época para ir. No Empório eles servem almoço e lanche,
e não deixe de experimentar uma sobremesa maravilhosa que é a torta de maça, Humm, já me deu água na boca só de escrever. Portanto, pelo que você percebeu, é um lugar que dá para passar o dia todo.
Outro lugar que vale muito a pena conhecer em Capitólio é a Escarpa do Lago, além de ter as melhores pousadas, é um lugar sofisticado, cheio de pessoas bonitas, casas bonitas e muitas lanchas bonitas também, é claro. É possível alugar uma lancha ou fazer passeios de barco. Agora, só indo para ver.
Este mistério mineiro você tem que descobrir.

 

   



COMO CHEGAR
A 475 Km de S. Paulo pela Bandeirantes ou Anhanguera até a Dom Pedro sentido Mogi Mirim / Mogi Guaçú / Casa Branca / Mococa / Arceburgo / S.Sebastião do Paraíso / Itaú de Minas / Passos / Furnas / Capitólio.

 

ESTRADAS
Anhanguera ou Bandeirantes ótimas, a Dom Pedro é uma das estradas paulistas que eu acho mais simpática. A partir da divisa de SP / MG a coisa muda de figura, ou melhor, muda de asfalto, obrigatoriamente você tem que reduzir bastante a velocidade, não só pelos buracos, mas também pelas deformações na pista, algumas no meio da curva que se você não estiver esperto te empurra para o lado de fora. Por isso, se puder, evite esse trecho a noite ou com chuva.
 

O QUE FAZER
A região de Capitólio é recheada de lugares lindos e com muita coisa para fazer, uma delas é conhecer o Balneário Escarpas do Lago, é como se fosse uma Alphaville ou Aldeia da Serra banhados por um imenso lago, com uma infra-estrutura invejável, ruas com calçamento impecável, casas maravilhosas, um clube náutico exclusivo para sócios, muitas lanchas de todos os tipos e cores, enfim, um lugar pra babar um pouco.  Em Capitólio você vai poder curtir também uma praia artificial, além de passear pela cidade. Mas com certeza um lugar de destaque e que você não deve deixar de conhecer é a Cachoeira Lagoa Azul,  fica na beira da MG 050, escondida atrás do Restaurante Empório. Você tem que pagar $5,00 de taxa de conservação para descer até a cachoeira. Pague que vale a pena, o lugar é show, se estiver calor você vai se refrescar em piscinas de águas verdes, e curtir uma cachoeira linda. A vista para o lago de furnas é deslumbrante, além de tudo isso se você quiser pode fazer um passeio de escuna que parte dali mesmo. É um lugar para passar o dia.
 

COMER & BEBER
Capitólio tem ótimas opções de hospedagem e restaurantes, mas um lugar que eu me apaixonei mesmo foi a Cachoeira Lagoa Azul, primeiro porque é surpreendente, paramos lá por acaso, ainda bem. Mas aqui é pra falar de comer & beber, e o Restaurante Empório, que da acesso a cachoeira, é um oásis no meio do paraíso, onde você pode fazer um lanchinho ou almoçar sem tem que sair de lá. Ah, e a sobremesa nem vou falar nada, minha parceira ai do lado esquerdo é especialista nesse quesito.

 

MEUS COMENTÁRIOS
Aproveite o próximo feriado e se programe, não dá pra não gostar, quem curte natureza vai ter uma over dose, a região é muito bonita, e como já falei tem muitas coisas para fazer. Eu recomendo.



 

 
 
 
 
 
 
 
Distância SP - Capitólio
 
 A 475 Km de S. Paulo
Tipo de viagem
 
 Final de Semana / Feriado
 
Viagem realizada em:
   Outubro/2007
Sites
 
 www.lagoazul.tur.br/principal.htm
clique aqui para voltar ao índice