Campinas / Pedreira – SP

VERSÃO PILOTO

COMO CHEGAR

Partindo e retornando a São Paulo, são 360 km, seguindo pelas rodovias Bandeirantes ou Anhanguera e Dom Pedro I até Campinas, depois siga no sentido de Sousas, daí em diante começa o trecho de terra que leva até Pedreiras. Iniciando o retorno para São Paulo siga para Jaguariúna, Campinas e Bandeirantes até a capital.

ESTRADAS

Todo o trecho asfaltado é muito bom, entre as melhores rodovias do país. O trecho de terra é tranquilo, estradas rurais do município de Pedreira, sem grandes exigências técnicas.

O QUE FAZER

Esse é um roteiro bate volta on/off road, para quando você não tem nada especial programado, mas está com vontade de andar de moto. São 360 km por asfalto e terra, dá prá saciar aquela vontade reprimida.

Pelo  caminho alguns lugares são destaques, Sousas é um distrito de Campinas com uma super infra-estrutura, só fique atento aos radares. Na zona rural de Pedreira, visite as usinas Macaco Branco e Jaguari, se der sorte além de fotos poderá colher muitas mangas pelo caminho. Pedreira é conhecida pelas inúmeras lojas de porcelana e artesanatos, além do principal ponto turístico, o morro do Cristo. A essa altura acho que você já vai estar com fome, quer um conselho? Aguente firme, e no caminho de volta, siga para Jaguariúna, cidade super simpática e com muitos restaurantes e bares bem legais, inclusive o bar da estação da Maria fumaça, só pelo clima já vale a pena uma parada para refrescar e tirar o pó da garganta.

VERSÃO GARUPA

Ano difícil, poucas viagens, mas a vontade sempre fala mais alto, nem que seja para fazer um bate e volta aqui pertinho. Na realidade até já conhecíamos o lugar, mas Campinas tem uma área rural bem interessante e como adoro andar de moto na terra, lá fomos nós.

Nada de novo para relatar, a não ser a trégua do frio e da chuva que em pleno mês de novembro não facilitava nossa saída de moto.

O que me chamou a atenção foi a excelente sinalização das trilhas nas estradas de terra. Assim facilita muito o passeio e você pode escolher o que conhecer no dia.

Depois de alguns quilômetros percorridos pelas estradas de terra fomos passear pelo centro de Pedreira e ver as lojas de cerâmicas. Muita coisa linda, mas os preços não eram tão diferentes de São Paulo.

Na hora da fome optamos por algo bem rapidinho e aproveitamos para experimentar a coxinha de massa de mandioca mais famosa da região. Era boa, mas o local e o atendimento são horríveis. Não recomendo.

Depois passamos por Jaguariúna e deu para perceber como esta cidade é uma graça. Deu até vontade de parar num barzinho que fica próximo à estação de trem, mas devido ao horário deixamos para uma próxima oportunidade.

Volta tranquila e com expectativas para encontrar novos destinos próximos para fazer estes passeios para sair da rotina do final de semana.

Até breve!

Viagem realizada em:17/11/18
Tipo de viagem:Bate e Volta
Quilômetros Rodados360km ida e volta
Como Chegar Veja no texto acima
Despesas R$ 140,00