Versão Garupa
RONCO DO BUGIO/PIEDADE
Versão Piloto
 



Neste dia tínhamos duas opções de passeio, como um nós já conhecíamos, então optamos pelo Ronco do Bugio. Ainda não tinha ouvido falar sobre o lugar, mas como gosto de surpresas, lá fomos nós. Durante a viagem a paisagem da estrada não me agradava muito e logo imaginava que o lugar não seria tão interessante assim. Estava totalmente enganada. Logo na entrada já percebi que existe um cuidado todo especial com o bem estar do visitante, pois existe um aviso para que se desligue de todas as coisas ruins após cruzar a ponte. A pousada é toda cercada pela mata atlântica e é impressionante o cuidado que eles tiveram para construir sem agredir o meio ambiente.
A pousada é construída com materiais reciclados de fazendas de Minas Gerais do século XVIII e XIX.. Todas as árvores e pedras da região foram preservadas e mantidas em seu devido lugar. Tivemos o prazer de conhecer os proprietários da pousada e depois de uma longa conversa entendi  o porquê aquele local é tão especial. Tudo o que foi criado, construído e decorado vem de uma profunda  relação com o todo. Nada está separado, tudo faz parte da natureza e é pó isso que resultou em um trabalho magnífico. Há uma preocupação com o meio ambiente, com a comunidade local e até mesmo com o planeta quando se trata de adotar um projeto chamado Carbono Zero. Fiquei muito feliz de conhecer pessoas tão inteligentes, interessantes e sensíveis. Só para vocês perceberem tal cuidado, durante uma trilha que fizemos dentro da propriedade da pousada, no percurso existem algumas placas com o nome das espécies de árvores e outras com algumas frases que nos interagem com a natureza. Outro detalhe importante é que todas as hospedagens são diferentes, então há 13 possibilidades de você visitar o mesmo local como se estivesse em outro. A qualidade de vida é um fator importante no Ronco do Bugio e por isso eles criaram um espaço terapêutico onde são aplicadas as massagens, estética e banhos aromatizados. Realmente neste local todos os sentidos são aguçados, não dá para deixar de perceber nada. Infelizmente não passamos o final de semana, mas o pouco que ficamos deu para conhecer bastante. Tivemos a oportunidade de almoçar e conhecer o lado gastronômico. O cardápio é baseado em produtos naturais da região e de muito bom gosto. Outro detalhe que eu já ia me esquecendo de mencionar é que o café da manhã é servido até às 16h, então você percebe que a preguiça é permitida
e bem vinda neste local e o que é melhor, sem preconceito. Quando íamos embora tivemos uma grande surpresa, vimos os macacos bugios. Eles são tão exibidos que fizeram até pose para as fotos. Chegou à hora de partir, senti muita vontade de ficar. Um outro dia com certeza. E para fechar o dia com chave de ouro, fomos presenteados mais uma vez com um por de sol maravilhoso.


 

   

 

COMO CHEGAR
A 145 Km de S. Paulo pela Castelo Branco.

 

ESTRADAS
A opção pela Castelo Branco é um pouco mais distante, porém muito melhor do que pela Raposo Tavares. Siga pela Castelo até Sorocaba, depois rume para Votorantim e em seguida Piedade. Chegando no centro, você já começa a ver placas “Ronco do Bugio”, mais uns 2 kms de estrada de terra e você já está lá.

O QUE FAZER
Descansar. O lugar, além de muito bonito é planejado em todos os detalhes. Cada casa tem um estilo, sempre remetendo a fazendas mineiras ou paulistas e a decoração é de muito bom gosto. A pousada fica no pé de um morro, que além das trilhas e cachoeira, se você der um pouquinho de sorte poderá ver de perto os bugios. Se puder, passe o fim de semana, se não aproveite para conhecer e almoçar.
 

COMER & BEBER
Quem gosta de apreciar uma boa cachaça, ou uma caipirinha antes do almoço vai poder se deliciar no bar, e no restaurante os pratos são muito bem elaborados e preparados com verduras, legumes e temperos fornecidos por moradores da região.
 

MEUS COMENTÁRIOS

É o lugar ideal para ir com a namorada ou esposa, se puder fique hospedado em uma da casinhas, você pode entrar no site e escolher a que mais te agrada. Sem dúvida você vai passar um fim de semana para recarregar as energias. Mas se  não der, vale a pena o passeio e o almoço.



 

 
 
 
 
 
Distância SP - Piedade
 
 A 145 Km de S. Paulo
Tipo de viagem
 
 Bate-volta / Final de Semana / Feriado
 
Viagem realizada em:
   Abril/2008
Sites
 
 www.roncodobugio.com.br
clique aqui para voltar ao índice