Versão Garupa
BARÃO GERALDO / ANHUMAS
Versão Piloto
 



Mês de maio é uma época um pouco fria para andar de moto, mas mesmo assim nos agasalhamos e pé na estrada.
Já perceberam que a gente gosta muito da vida bucólica do campo, não é? Então, este passeio é mais uma opção para os dias que não dão praia.
Visitamos uma fazenda bem pertinho de São Paulo. Barão Geraldo é um lugar bem pequeno e bem simpático, é onde fica a Unicamp. Pelo que percebi tem bastante restaurantes e bares.
Ficamos um pouco perdidos porque não imprimimos o roteiro, fomos com a cara e a boa vontade. Chegamos num lugar bem interessante, onde ficava as casa dos colonos antigamente. Uma vila com casas bem velhas e onde moram pessoas muito simples. Sabe, este lugar tinha certo charme, fizemos algumas fotos e ficaram bem bonitas. Lá as pessoas nos informaram que a fazenda que se podia visitar era a Rio das Pedras, uma antiga fazenda que hoje em dia foi dividida, ou melhor, arrendada para alguns segmentos como, por exemplo: a Hípica, onde você pode deixar seu pequeno potro e lá ele receberá todo o tratamento e treinamento para um dia praticar saltos, ou então se você quiser ter um cavalo para ver nos finais de semana. Aula de equitação é um dos outros segmentos que tem na fazenda. É bem interessante ficar assistindo. Quanto à alimentação, não espere muito, pois no local tem uma pequena lanchonete, o ideal é ir até o centro de Barão Geraldo e comer alguma coisa. Nesta fazenda também tivemos a oportunidade de ver colocar ferradura em um cavalo, nada sofrido como a gente pensa. Fora isso não tem mais nada para fazer a não ser andar de moto ali por dentro, mas a cavalo seria bem melhor, só que eles não alugam e a gente ficou na vontade.
Quando vimos que não tinha mais nada para fazer resolvemos fazer o passeio de trem que sai da estação Anhumas. O ideal é chegar cedo e fazer o passeio que sai às 10h10minh. Este custa R$ 30,00 e demora 3 horas, pois o percurso é maior e vai até Jaguariúna. Deve ser bem mais legal, pois na última estação há um café e feira de artesanatos. Fizemos o passeio mais curto que sai às 15hs. Enquanto a Maria fumaça não vinha aproveitei para tirar uma soneca no banco da estação. Este passeio mais curto também é bem interessante, pois o Guia César explica claramente com todos os detalhes o funcionamento de uma Maria Fumaça e em todo o caminho ele vai contando as histórias das fazendas e dos fazendeiros antigos e dos novos proprietários. Pra quem gosta de história é um prato cheio. Engana-se quem pensa que é um simples passeio, neste dia tivemos a oportunidade de conhecer também um dos primeiros aparelhos de telefone no Brasil e seu funcionamento. Quer mais?
Então é só ir até lá para conhecer e aproveitar para ajudar manter ativa estas estações, pois ela sobrevive dos visitantes. Outra coisa que achei bem interessante é que eles alugam espaços para eventos como aniversários e casamentos. Bem excêntrico, não acham?


 

   

 

COMO CHEGAR
A 100 Km de S. Paulo. Pela Rod. Dos Bandeirantes / Dom Pedro.

 

ESTRADAS
As duas rodovias são ótimas, a primeira não é nem preciso falar, está entre as melhores do país.

O QUE FAZER
Barão Geraldo é um distrito de Campinas, e nele fica a Fazenda Rio das Pedras e inserida na fazenda fica uma hípica que inclusive tem escola de equitação. Claro, para quem gosta de cavalos, como eu. A fazenda não é aberta à visitação, porém a área da hípica é bem grande e o lugar é muito gostoso. Enquanto se toma um refrigerante na lanchonete, pode-se observar o treino de saltos e galopes, além de trocar uma prosa com o pessoal, que é bastante receptivo.
Para complementar o dia, um passeio de Maria Fumaça. Ali pertinho fica a estação de Anhumas, (atrás do Carrefour da Dom Pedro). A Maria sai às 15h e vai até a estação de Tanquinho, além da nostalgia de andar na velha Maria Fumaça, você tem uma breve aula de história da região. O passeio custa $20,00 por pessoa, mas vale a pena, a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) opera e restaura toda a linha e as máquinas com esse dinheiro, sem nenhum auxílio dos governos.
 

COMER & BEBER
Esse foi um passeio mais cultural-ecológico do que gastronômico, no centro de Barão Geraldo tem alguns lugares simpáticos para se comer. Na Maria Fumaça, onde fizemos um lanche, tem o vagão restaurante. Mas é mais simbólico do que propriamente um restaurante.
 

MEUS COMENTÁRIOS

Um passeio perfeito para desestressar. Imagine você sair cedo de S.Paulo, rodar de moto por ótimas rodovias, chegar numa hípica e ter a oportunidade de caminhar na terra, observar um pica-pau em ação, acariciar belos cavalos, ouvir estórias emocionantes sobre equoterapia e depois passear na saudosa Maria Fumaça, ouvindo os relatos do Edson e do Cícero (associados da ABPF), sobre a ferrovia e as fazendas da região. Vale a pena conhecer.



 

 
 
 
 
 
Distância SP - Piedade
 
 A 100 Km de S. Paulo
Tipo de viagem
 
 Bate-volta
 
Viagem realizada em:
   Maio/2008
Sites
 
 www.abpf.org.br
clique aqui para voltar ao índice