Portugal 2 / Workaway

Para quem acompanha nossas viagens e está acostumado com as nossas narrativas, essa é a segunda de uma série de viagens que faremos em outro formato, mas sem perder nosso espírito aventureiro, nosso amor pelas duas rodas e um pouquinho do nosso “Indian Program”.
A partir de agora sempre que você ler /workaway ao lodo do título será uma viagem de voluntariado, que poderá ser cultural, homestay, farmstay, working holiday, aprendizagem de idiomas, assistencial, ou o que vier pela frente.
Você deve estar se perguntando, mas o que é Workaway?
Literalmente é trabalhar fora, mas é também a principal comunidade do mundo para viagens sustentáveis e intercâmbio cultural.
Depois de se filiar a esse site, você tem acesso a milhares de lugares em todos os cantos do mundo, onde poderá se oferecer para algum tipo de trabalho em troca de hospedagem e alimentação.

...continuando nossa viagem a Europa, nosso segundo destino Workaway foi em Oliveirinha do Hospital, distrito de Coimbra, no centro de Portugal.

Nosso trabalho e hospedagem foi na Quinta do Retiro casas de férias e campismo, de propriedade do casal holandês Jurry e Marga, que nos recebeu com muita simpatia, durante 15 dias moramos numa confortável casa com varanda e até sauna.

Jurry e Marga sempre foram extremamente corretos com o horário de trabalho, todos os dias começávamos as 8:30 com uma breve reunião onde Jurry passava quais as tarefas do dia (cortar a grama, limpar as parreiras, cuidar da horta, cuidar da piscina etc.) e no máximo as 13:30 Jurry fazia questão que parássemos de trabalhar porque o combinado era de 4 a 5 horas por dia.

Algumas noites eram destinadas ao intercâmbio cultural Brasil / Holanda / Portugal. Nessas noites fazíamos um jantar típico brasileiro ou eles faziam um jantar típico holandês ou até mesmo japonês e conversamos sobre como é viver no Brasil, na Holanda e em Portugal.

Durante as tardes de folga e nos finais de semana aproveitávamos para conhecer as pequenas cidades de povos da região. Bem próximo de Oliveirinha ficava Bobadela uma pequena Vila de mais de dois mil anos. Serra da Estrela, onde são fabricados os famosos queijos e outras pequenas cidades que ficaram para sempre em nossas lembranças, como Avô, Tábua, Tondela, Caramulo.....

....e continuamos